Uma raia conhecida por abrigar periodicamente grandes eventos da vela rc brasileira na cidade de Curitiba no Paraná, assim foi em:
1981 – 1º Brasileiro da Classe Marblehead;
1986 – 6º Brasileiro da Classe Marblehead;
1988 – 8º Brasileiro da Classe Marblehead;
1990 – 10º Brasileiro da Classe Marblehead;
Há de se notar, apenas a classe M ou Marblehed levou seus eventos a raia do Parque Iguaçu, isto porque somente a partir de 1993 é que tivemos as primeiras regatas da classe 1Metro ULY, e por volta de 1999 chega a classe RG65 no Brasil.
Por mais de 25 anos, o estado do Paraná não é sede nenhum evento nacional das classes da vela rc, apesar de haverem três classes reconhecidas pela ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados. Sabedores que somos das dificuldades para se fixar uma raia em qualquer parque no estado do Paraná.
Um novo tempo para os praticantes da vela rc em Curitiba – PR, quanto a utilização de uma raia oficial em local apropriado com ventos perenes, escada larga barco, segurança, estacionamento e etc. Isto agora é possível, pois a AVRCP – Associação de Veleiros Rádio Controlados Paraná foi agraciada com um espaço e uma raia a beira da raia de remo dentro do Parque Iguaçu.
A AVRCP tomou para si a responsabilidade de conseguir um lago oficial para a prática da vela rc, haja vista a tentativa frustrada em se conseguir o lago do Parque Bacacheri, apresentou um projeto de utilização do espaço aos organismos competentes, e mesmo assim, houve como reposta a negativa.
Renato Frota comodoro da AVRCP diante desta
negativa, passou a buscar novos locais e dentre eles a Raia do Parque Iguaçu, para tanto, apresentou o mesmo projeto as entidades afins, e finalmente chegou-se ao objetivo de uma raia oficial na cidade Curitiba.
Já com as devidas autorizações a AVRCP iniciou, vistoriando o local oferecido, colocando placas de

identificação e promovendo a correção da escada de acesso ao lago.
A AVRCP conta hoje com um barco a remo para apoio, cedido pela administração do parque, e ainda um segundo barco com motor pertencente a Confederação Brasileira de Canoagem que poderá ser utilizado durante as regatas oficiais.
Todo este empenho da AVRCP tem com objetivo o apoio incondicional a vela rc, aos seus associados e a sua escola de formação de velejadores da classe vela rádio controlado.
Republicou isso em AVRCP.
CurtirCurtir
Parabéns aos companheiros velejadores R/C dessa cidade.
CurtirCurtir
Amigo Jorge, estamos todos de parabéns, torcendo para que esta raia seja o reinicio dos eventos em Curitiba.
Para os que não conhecem o Jorge F. Buchen, velejador da classe vela RC desde 1983, nesta época residia em Curitiba, Eu o conheci durante a realização 5º Encontro Paraná X São Paulo de Vela RC – Classe M realizada na raia de remo do Parque Iguaçu. Hoje jorge Buchen mora em Itajaí e continua na vela rc velejando um RG65, nas horas vagas construindo modelos do W60 e outros…
CurtirCurtir