Homenagem ao grande velejador RC Luiz de Castro
Jorge Bertch BRA 13 conquista mais um titulo da classe Marblehead
A 6º edição da COPA BRASIL DE MARBLEHEAD é mais um sucesso da vela vela rc brasileira, uma classe esquecida (adormecida) desde o ano 2000, onde muitos velejadores já tinha como substituída por outras classes mais jovens, por sua dificuldade de transporte, seu tamanho e seu custo. Quanto a dificuldade de transporte o carioca Cláudio Vaz quebrou este paradigma transportando desde o Rio de Janeiro velas e barco em um carro pequeno, quanto ao custo, equipamentos do passado estão sendo reativados e novos projetos estão saindo do papel para as raias, veja o Indie fabricado no Brasil por João de Deus, e ainda está saindo da forma para a raia o projeto do Manta M de Andreas Hoffmann construído por Roberto Mitelzttatt, este projeto foi concedido por Andreas Hoffmann em primeira mão ao velejador Célio A.V. de Souza, tornando este o primeiro barco Manta M construído no mundo.
Veleiros novos ou velhos? Podemos atestar que o jurássico Enigma com mais de 25 anos ainda é um bom barco em águas brasileiras, ainda comparando com os novos Indy podemos observar que a orça do Enigma era mais tangente ao vento e com velocidade, já na popa e través o Indie era mortal…. Outro jurássico (30 anos) o The Best continua dando trabalho na raia.
Todo este movimento de ressurgimento da classe Marblehead no Brasil, cabe ao velejador catarinense Wilson Radtke que vem desde 2012 organizando este evento, e semeando para realização de um campeonato brasileiro em um futuro bem próximo.
Copa Brasil de M, campeonato desenvolvido em duas etapas a primeira em 28 e 29 de abril realizada com apoio e nas dependências do Joinville Iate Clube, e a segunda em 22 e 23 de setembro, na primeira etapa contamos com a presença de 15 velejadores e na segunda 10 velejadores, na segunda etapa, assim como na primeira, tivemos representantes do estados do RJ, PR, RS e SC, fato que mostra o interesse dos principais estados praticantes da vela rc no Brasil. Lamentamos a ausência de alguns velejadores nesta etapa, Wilson, Marcelo, Henning, Adan, Roberto, Paulo, Robertinho.
Aspectos do local de acontecimento do evento.
Todas as facilidade apresentadas não estão amais de 100 metros do trapiche de lançamento de barcos….
Veja abaixo o resultado após corridas 67 regatas e colocações finais.
PARABÉNS JORGE BERTCH, PERCY GLASER E CLÁDIO VAZ PELAS CONQUISTAS DESTE EVENTO.
Você precisa fazer login para comentar.