O maior evento da classe RG65 no continente Sul Americano, contou com a presença de 26 velejadores representando a Argentina, Brasil e Chile. Aconteceu em raia montada no Parque Náutico Iguaçu, na cidade de Curitiba, durantes os dias 08, 09, 10 e 11 de outubro. No dia 07 a raia estava livre para treinos, paralelamente no local inicia-se a montagem de raias e apoio de terra, ventos fortes sopravam a entre 15 e 18 nós o que proporcionou aos velejadores presentes testes de seus barcos e equipamentos. No dia seguinte 08, no horário previsto foi dados início as conferencias de documentos de medição relativos de barcos e velas dos barcos inscritos. Imediatamente ao termino aconteceu a abertura do evento e reunião de comandantes, nesta foi apresentado o Gerente de Regatas Gustavo Leibovici e por este foram informadas a forma de atuação e condução do evento, bem com o número de flotilha, sanadas algumas dúvidas em resposta as perguntadas dos velejadores presentes. Ao termino forma anunciados os preparativos para primeira regata do campeonato. Por volta das 13:00 horas aconteceu a primeira regata com ventos que variavam de 12 a 15 nós. No segundo dia 09, tivemos um retrato do dia anterior. No terceiro dia 10, ventos menos intensos de 8 a 12 nós. No quarto dia 11 o vento resolveu abandonar, estando todo o período das regatas entre 2 e 6 nós, marcado por disputas acirradas até a linha de chegada. Faltando 1h para o término das competições, o 1° e 2°, 5°, 6° e 7° colocados estavam empatados. Entre os países, Brasil e Argentina lutavam para vencer o torneio. No final, em uma regata muito “tensa” de colocar os nervos a flor da pele e técnica, o velejador brasileiro Marlon Prestes BRA 10 chegou na última bateria em 2° lugar, seguido pelo argentino Diego Louyer ARG 31. Desta forma, com apenas 1 ponto separando os velejadores, o Brasil ficou com o título em 2022. Ao todo, 26 participantes entre Brasileiros, Argentinos e Chilenos estiveram reunidos participando de 21 regatas em duas raias no parque. Ao final do evento Ariel Poncia fez a entrega a todos os velejadores medalha alusiva ao evento, troféus aos três vencedores, sorteou entre os velejadores participantes dois jogos de mastro e velas “A” fornecida pelo fabricante MPS, ao final da entrega de prêmios o coordenador da classe RG65 no Brasil Sr. Célio A.V. de Souza fez uso da palavra, lembrou do legado deixado por Odenir Pereira da Silva o grande responsável pela realização deste, entregou caneca com o logotipo da ABCRG65 – Associação Brasileira da Classe RG65 a três velejadores, pela Argentina Arturo Terra Brandes, pelo Brasil Ademir Maturino Nicareta, pelo Chile Juan Carlos Lázaro, e ainda representando a ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros RC fez a entrega ao velejador “Fair-play” o argentino Javier Marti eleito por votos pelos velejadores presentes.
A título de curiosidade o Campeonato Sul Americano da Classe RG65 vem acontecendo no continente desde 2002 em sedes alternadas entre Argentina, Brasil e Chile, até a presente data foram 9 edições, domínio do Brasil por seis edições.

Destaque para o resultado do 15º Campeonato Brasileiro da Classe RG65 disputado neste evento, Campeão 2022 o velejador Marlon Preste BRA 10, Vice Campeão Wilson Radtke Jr. BRA 15, Terceiro colocado Ervino Haupt Jr. BRA 99

















































Conheça a ABC RG65 https://abcrg65.wordpress.com/
Maiores informações, https://vrcxpress.wordpress.com/
Veja vídeos em: https://www.youtube.com/channel/UChDEj_Rd5kYVyRqdcmcIHNQ
Você precisa fazer login para comentar.