Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2022 – Marblehead – Campeonato Paulista

Paulista de 1998

Por Arno Buchli…

Após de 24 anos de inatividade da classe Marblehead em são Paulo, a Flotilha Amantes da Vela – FAV realiza nas dependências do Yacht Clube Santo Amaro este grande evento, que se torna o marco de retorno da classe as raias paulistas, o Campeonato Paulista da Classe Marblehead contou com com o apoio dos clubes ANOCAVE -SC, APVRC – SP, ITC – PR, RYC – RJ e ACVRC – SC que enviaram seus representantes, somando um total de 13 participantes, flotilha paulista formada pelos velejadores Arno Buchli BRA 11, Andrea Bacchini BRA 44, Harolado Ficco BRA 23, Renato Valentim BRA 22, Roberto Lindstaedt BRA 20, flotilha carioca Denis Astbury BRA 111, Cláudio Vaz BRA 17, flotilha catarinense Wilson Radtke BRA 14, Alexandre Salgado BRA 42, Célio A.V. de Souza BRA 33, e flotilha paranaense Sergio Hoefel BRA 55, Ervino Haupt BRA 99, João Luis Kesikowski BRA 54.
As regatas aconteceram em dois dias de sol e bons ventos, o que contribuiu para a realização 25 regatas todas muito técnicas com uma raia bem montada pelo Juiz Gustavo Leibovice, contou ainda com a ajuda do velejador Eduard Loyens em resgates e a montagem da raias, e da Samara Lindstaedt nos ajudou na secretaria, fazendo um trabalho exemplar como anotadora durante todo evento.
A FAV, ABCM e ABVRC agradecem ao YCSA que permitiu o uso de suas dependências do clube e nos deu todo apoio para realizarmos este campeonato.
No primeiro dia após a reunião de comandantes, começaram as regatas com ventos fracos 8 nós chegando ao final do dia aos 15 nós, as disputas foram muito emocionantes, a disputa estava acirrada para o primeiro lugar, o Denis e o Wilson brigavam regata a regata, o Celio também venceu uma regata e tentou entrar na disputa, o Claudio Vaz mesmo sem ganhar nenhuma no primeiro dia estava apenas a um ponto do Wilson, já no segundo pelotão o Lindstaedt, o Ervino e eu estávamos bem embolados trocando posições.
Mas no final do primeiro dia o destaque foi o churrasco do Polaco, com Costela de angus e bife de Chouriço de angus, pancetta e torresmo, muita cerveja gelada e companheirismo entre os participantes.
No segundo dia com vento mais forte soprando entre 12 e 18 nós, Denis Astbury dominou, e Claudio Vaz andou muito e ganhou algumas regatas, o restante da flotilha foi bem disputado com pegas inesquecíveis.
Ainda sobre as regatas o respeito entre os velejadores merece um destaque. pois apesar das disputas acirradas, mantiveram a educação como cavalheiros, cada qual pagando suas penalidades dentro da ética e das regras.
Mesmo sem estar entre nós, o João de Deus esteve presente com seus barcos que são verdadeiras obras primas, onde ele estiver deve ter ficado contente com a realização deste campeonato.
Ao final o Denis Astbury BRA 111 foi o grande vencedor, mas quem ganhou foi a vela radio controlada que teve um evento de alto nível, e volta a ter a classe Marblehead disputando campeonatos no estado de São Paulo.

Em tempo: Este editor curiosamente pesquisando a data do último paulista de Marblehead, identificou na foto inicial o barco BL 44 como o único que estava presente no paulista de 1998, e agora em 2022, comandado pelo velejador Andrea Bacchini Bl 44, foi projetado e construído, assim com o 1Metro ULY pelo arquiteto Antônio Carlos Vadalá Guimarães.

Sul Americano de 1995 – Torres – RS

Próximo evento da classe Marblehead em fevereiro de 2023 – Brasileiro da classe, inscreva-se em https://www.velarc.net/2023_29brasileiromarblehead/index.htm