A cidade do Rio de Janeiro continua linda!!! Ficou mais linda com a presença da vela RC em mais uma evento nacional da classe IOM, sob a égide da ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados, ABC1Metro – Associação da Brasileira Classe 1Metro, organização do Rio Yacht Club e apoio do COBRJ – Clube dos Oficiais Bombeiros do Rio de Janeiro.
O Campeonato Brasileiro de Vela Rádio Controlada – Classe IOM aconteceu no final de semana de 12 a 15 de novembro em raia montada a frente da sede do Clube dos Oficiais Bombeiros do Rio de Janeiro na lagoa de Marapendi – Barra da Tijuca no Rio de Janeiro; Este evento marcou a volta ao clube sede após algum tempo sem atividades da modalidade, totalizou 13 inscritos, presentes 11 participantes representando os estados do RJ, SP, PR e SC.
No sábado 12/11, o tempo manteve-se ensolarado durante o dia e com ventos mais fortes.
Domingo 13/11, o dia foi quente e ensolarado com ventos médios.
Segunda 14/11, exatamente igual ao dia anterior.
Terça 15/11, um dia diferente, onde o vento fraco imperava após o horário determinado para o início das regatas, não havia força acima de 3 nós para realização das regatas, depois de um longo tempo de espera a primeira regata foi realizada, na eminência da largada para a segunda regata esta foi cancelada, após seguimos para o almoço, às 13:30 voltamos e ainda com ventos fracos, retomamos as regatas e a medida em que o os minutos passavam o tempo foi virando e chegamos ao limite da vela “A”, como consequência algumas avarias, o que veio a cooperar para diminuir o número de velejadores nas regatas finais.
As competições tiveram grandes disputas, notadamente o campeão Denis Astbury BRA11 liderava nas primeiras, a disputa pela segunda colocação era acirrada entre Roberto BRA 20 e Cláudio BRA69. A final foram corridas 43 (quarenta e três) regatas completadas, sendo que o campeão Denis Astbury sobrou na raia, pois a diferença de 27 pontos de vantagem a menos sobre o vice. O público presente, sócios do clube, disfrutou dos momentos em que as pequenas embarcações “planavam” sobre as águas da Lagoa de Marapendi.
O ponto marcante foi a adoção do intervalo entre três regatas realizadas de 20 minutos, mesmo assim foram realizadas 11 regatas por dia, o benefício deste tempo foi o descanso dos velejadores, a facilidade de recompor um equipamento quebrado, uma regulagem mais fina, e finalmente a interação entre os participantes e seus aprendizados, outro foi a estrutura montada para receber os comandantes em duas barracas, o bote de apoio na troca de raia e a salvatagem foi muito eficaz, através dos organizadores Michael John Causer, Claudio Vaz e Denis Astbury que não mediram esforços para que tudo estivesse ao agrado dos participantes. Destaque de José Henrique Cabral BRA 144 que recebeu o Troféu Fairplay William Astbury. Velejadores e organização agradecem ao Gerente de Regatas Robert Swan que atuou com grande maestria na condução do evento, no ato com a entrega de placa alusiva ao evento.
Neste ficou definido que Curitiba será a sede do próximo brasileiro de IOM que acontecerá no segundo semestre de 2023.



















































































Mais informações em: https://www.velarc.net/2022_16_brasileiro_iom/
Você precisa fazer login para comentar.