Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2023 – Brasileiro da Classe RG65

O grande campeão Felipe Rezende começa sua trajetória na vela rc em 1983, aguardou 40 anos para a conquista, parabéns Fipo!!! Demorou mas chegou a sua vez.

No dia 8 a organização inicia os preparativos para a grande largada das primeiras regatas deste grande evento, montagem das boias de percurso, barracas, barco de apoio, sonorização e outros.

Dia 9 chegada dos primeiros velejadores alojados no Yate Clube Santo Amaro, ao final deste dia já contava-se com com a representação de velejadores de todos os estados (RS, SC, PR, DF, SP e RJ).

Dia 10 a comissão de medição estava disponível a partidas das 9:30 horas, quando deu inicio as medições dos inscritos no evento, ao final às 10:30 horas realizada a conferencia de 24 veleiros.

Às 10:40 horas iniciamos a Cerimônia de abertura como hasteamento das bandeiras do clube anfitrião, dos estados participantes, do Brasil e das associações ABVRC e ABCRG65 sob a execução do hino Nacional Brasileiro.

Imediatamente após o cerimonia de abertura, realizamos a reunião de Comandantes sob orientação do Gerente de Regatas Gustavo Leibovici onde teceu comentários e esclarecimentos das Instruções de Regata.

Às 11:30 foi dado inicio da primeiras regatas classificatórias, a partir da flotilha C, na sequencia B e A, a proposito, foi usado para formação das flotilhas iniciais o que define o HMS, baseado no ranking formado pela performance/resultado dos três últimos eventos brasileiro ( 19, 21 e 22).

Após corrida as regatas da flotilha C e B com ventos aparentes por volta do 6 nós.

chamado para regata a flotilha A, durante o sinal preparação de 2 minutos, subitamente uma tempestade de pacote completo, ventos de 40 nós, chuva grossa e raios, resultando em barracas destruídas, barcos perdidos, rádios molhados, velas lançadas a distância, foram 30 minutos de desconforto.

Resumo pós tempestade, as regatas foram canceladas no período da tarde, espaço aproveitado para busca de barcos perdidos, manutenção de velas e secagem de rádios, este último realizado em 10 rádios pela Samara Lindstaedt no banheiro feminino o único local no clube que se encontrava uma secadora de cabelo disponível para uso, ao final do dia todos os barcos recompostos para as regatas do dia seguinte.

Dia 11 às 9:30 horas foi dados o inicio das regatas com a regata de classificação flotilha A, totalmente recomposta após o incidente.

Ao final do dia foram corridas 4 series de regatas (A,B e C)

Dia 12 às 9:30 Todos o velejadores reunidos para velejar, por falta de vento o juiz posterga o inicio por varia vezes, até que as 14:30 deu como encerrado o evento.

NOTAS SOCIAIS

Dia 09 – Jantar – Chalé Grill Churrascaria

Dia 10 – Jantar – Casa da Pizza

Dia 11 – Jantar – Churrasco no Clube de Campo Castelo

Dia 12 – Almoço – Massas e molhos no YCSA

Velejadores inscritos

Os dinossauros brasileiros da vela rádio controlada, unidos velejando desde 1980, João, Jorge, Célio, Felipe, Eduardo, Ademir.

REGATAS

Resultado final

PREMIAÇÃO

AGRADECIMENTOS

Todas as imagens foi realizadas e tratadas por Mauricio Martins Pinheiro, fica o agradecimento deste editor por mais um trabalho em favor da vela rc brasileira.

A coordenadoria da Classe RG65 e velejadores filiados a ABCRG65, agradecemos imensamente a FAV – Flotilha Amantes da Vela, organizadora do evento, na pessoa do Sr. Arno Buchli Junior, pela excelente organização do 16º brasileiro da classe RG65, que foi um sucesso absoluto, apesar da manifestação da natureza. Gostaríamos também de expressar nossa gratidão ao Yate Clube Santo Amaro pelo apoio na raia, no alojar de nossos atletas, pelo atendimento primoroso do pessoal do restaurante e outras dependências, um local que nos sentimos em casa, onde paira o espirito do apoio incondicional a vela, que contribuem para o conforto e satisfação de todos os participantes. Agradecemos também a todos os velejadores que participaram do evento, tornando-o ainda mais especial. Ficamos muito felizes com a presença de tantas pessoas apaixonadas pela classe RG65, onde incluímos nossas esposa e/ou namoradas. Quero externar minha desculpas a todos pelo ato falho em não divulgar o nome do nosso homenageado no Troféu Fairplay – Odenir Pereira quando da entrega do mesmo ao velejador Eduardo Rezende. Por fim, agradecemos a todos os velejadores, parceiros e colaboradores que nos ajudaram a realizar esse evento, sem o apoio de todos, não seria possível realizar um evento tão grandioso. Todos somos campeões independente da colocação obtida. Que venha o 17º Brasileiro em Santa Catarina!!!!
Célio A.V. de Souza – Coordenador Nacional da Classe RG65
ABCRG65 – Associação Brasileira da Classe RG65 https://abcrg65.wordpress.com/