O ano era 1968, conheci o Sr. Luiz de Castro durante a inauguração do Modelódromo do Ibirapuera em São Paulo, quando da realização do segundo encontro entre cariocas e paulista de modelos à vela, até então em lados opostos ele por São Paulo e eu pelo Rio de Janeiro. Os anos se passaram e em 1978 Luiz de Castro começou a construir cópias do seu Star ( Marblehed ) Burro Blanco, sendo eu um dos que adquiriu um barco completo.
Neste mesmo ano 1978, tornou-se sócio fundador a APN – Associação Paulistana de Nautimodelismo, que anos depois teve seu nome mudado para APVRC – Associação Paulista de Vela RC.
Entre os anos de 1978 e 1980 participou de eventos em Curitiba-PR, Brasilia – DF.
Em 1981 defendendo APN e o estado de São Paulo, esteve presente ao Primeiro Campeonato Brasileiro da Classe M (Marblehead) em Curitiba -PR, e na Primeira Regata Nacional Porto dos Casais em Porto Alegre – RS.
Esteve presente nos principais eventos nacionais e sul-americanos e sempre entre os primeiros colocados, campeão paulista por diversas vezes com seu veleiro Marblehead modelo Trapper 2 chamado “BEE”.
Sua especialidade era a habilidade manual na confecção de mastros, velas, birutas e roldanas.
Um acessório para veleiro “a biruta” tornou-se a marca registrada de Luiz de Castro, que a partir de 1986 começou a produzir este indicador de vento para veleiros rc, nos dias de atuais 90% das birutas da classe rc foram construídas por ele.
Agradecemos a você Luiz de Castro, pelo profissionalismo, amizade, presteza e companheirismo dedicados a todos os velejadores brasileiros.
Quem o conheceu sabe que na atualidade seria um grande candidato ao troféu Fairplay.
Saudades.
Você precisa fazer login para comentar.