Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

Vela rc brasileira 50 anos.

HISTÓRIA DO NAUTIMODELISMO A VELA NO BRASIL

A prática do nautimodelismo a vela, remonta a década de 50. Lamentavelmente as informações históricas são fragmentadas, apenas temos a inauguração do Parque Ibirapuera, durante as comemorações do quarto centenário da cidade São Paulo no ano de 1954, poucos registros sobre tais atividades foram arquivadas, na medida em que a época, o nautimodelismo a vela era, praticamente, considerado como um simples “hobby”. Mas a história é bem clara e aponta no sentido de dois marcos, o primeiro: no ano de 1965, a inauguração na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Aterro da Glória do segundo tanque no Brasil destinado à prática do nautimodelismo em geral, o segundo: no ano de 1968, a re-inauguração na cidade de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, o primeiro tanque designado à prática dotanque do flamengo 1966_1 nautimodelismo.

Tanque de nautimodelismo, Aterro do Flamengo Rio de Janeiro – RJ. tanque do ibaruera

Tanque de nautimodelismo, Parque do Ibirapuera São Paulo – SP

Entre os anos de 1950 e 1980 temos registros da fundação dos seguintes clubes:

CCMN – Clube Carioca de Modelismo Naval ( Rio de Janeiro)1964;
CRM – Clube de Regatas de Modelos( Rio de Janeiro )1963;
CJ – Clube dos Jagunços ( Rio de Janeiro )1965;
CNM – Clube de Nautimodelismo Minuano ( Porto Alegre )1952;
Atualmente chama-se AGVRC – Associação Gaúcha de Veleiros Rádio Controlados, é o mais antigo clube de nautimodelismo do Brasil em atividade.
CNSP – Clube dos Nautimodelistas de São Paulo 1967;
CBM – Clube Brasiliense de Modelos ( Brasília )1970;
APN – Associação Paulistana de Nautimodelismo ( São Paulo )1978;
Teve seu nome modificado, por sua abrangência estadual e pela prática específica da vela rádio controlada, para APVRC – Associação Paulista de Veleiros Rádio Controlados.

No período entre 1960 a 1979 os eventos mais importantes foram, inauguração do Tanque de modelismo naval no aterro do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ, bem como o encontro de cariocas e paulistas durante a reinauguração do Modelódromo do Ibirapuera em 1968, onde São Paulo pode atestar o avanço técnico dos cariocas na modalidade vela, nesta época era ainda praticada com leme de vento o antecessor do rádio controle.

A partir de 1980, foi iniciado o período de maior desenvolvimento de nossa modalidade em âmbito nacional. No mês de maio deste mesmo ano, ocorreu uma regata que resgatou a merecida evidência, concedendo ao vela rádio controlada a devida conotação.

O acontecimento em causa foi a I REGATA ANUAL DE BRASÍLIA, (na cidade capital do Brasil) que reuniu velejadores de várias localidades do país, a saber: São Paulo, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, e de Brasília, onde a vela rádio controlada era praticada, até então de maneira isolada.

O encontro em Brasília, pode-se dizer, deu início a fase moderna da modalidade no Brasil, na medida em que a semente foi lançada germinou.

  • 1980 –
    • I REGATA ANUAL DE BRASÍLIA ( Brasília-DF );
    • Fundação do Clube Candango de Nautimodelismo;
  • 1981
    • I CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE “M” R/C ( Curitiba-PR );
    • Fundação da Federação Nautimodelista Brasileira;
  • 1982
    • II CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE “M” R/C ( São Paulo-SP );
    • Fundação da U.B.V. – União Brasileira de Veleiros Rádio Controlados, em substituição a Federação Nautimodelista Brasileira.
    • Filiação da U.B.V. então I.M.Y.R.U. – Internationa Model Yacht Racing Union, atualmente R.S.D – Radio Sailing Division;
    • Primeira participação brasileira em evento internacional – IV Campeonato Mundial de Veleiros Classe M;

A partir de então, de forma ineterrupta, anualmente foram realizados Campeonatos Nacionais, mediante a utilização de veleiros rádio controlados da Classe “M” e da Classe “1 Metro”.

O marco mais importante na história da vela rádio controlada brasileira, foi a criação em 1982 da U.B.V.-União Brasileira de Veleiros Rádio Controlados, que constitui-se na entidade maior da classe vela rádio controlada no Brasil, filiada a ISAF – Internatioanl Sailing Federation e a R.S.D. – Radio Sailig Division, outrora IYRU – Internationa Yacht Racing Union e MYRD – Model Yacht Racing Division e, a partir da instituição da U.L.Y. – Union Latinoamericana de Yates Rádio Controlados, vinculada também a essa, e que congrega todos os clubes e associações que desenvolvam a prática da vela rádio controlada em todo o continente Latino Americano.

mjorge1986

É relevante destacar ainda a propósito de história da vela rádio controlada no Brasil, a evolução acontecida a partir de 1986, em decorrência da chegada ao país de barcos ” importados ” da Europa, barcos esses que participaram do Campeonato Mundial realizado na Inglaterra em 1986. IMG_0344Tal ocorrência, determinou o avanço tecnológico brasileiro, em casco, mastreação e velas, e a criação de projetos nacionais de altíssimo grau técnico, no que tange a desenho e construção.

2014 XX brasleiro ULY_5Em 1993, ano em que oficialmente foi iniciada a presença em raias brasileiras, de veleiros monotipo da Classe 1 Metro/ULY, por ocasião da realização do primeiro campeonato brasileiro da classe.

É importante destacar, que os veleiros da Classe “M” em uso no Brasil, conquanto alguns ressaltantes de projetos brasileiros, em apreciável número, eram e ainda o são, originários de importações. Porém, no que se refere aos iates da Classe 1 Metro/ULY, somente veleiros de projeto nacional, projeto esse, inclusive aprovado pela U.L.Y – União Latinoamericana de Yates Rádio Controlados estão homologados a participarem de regatas, exigência essa que se consubstancia a fim de que não ocorra nenhuma vantagem por sofisticações de equipamentos, vez que todos os barcos são exatamente iguais, originários de moldes homologados, medidos e aprovados segundo o padrão estabelecido no projeto original; sendo assim, proibida a participação em regatas de iates não homologados pela ULY.

O ano de 1993 foi de importância relevante para a classe vela rádio controlada brasileira, Além de ver um projeto nacional ser aprovado e adotado oficialmente por uma Entidade Internacional, no caso a U.L.Y.- União Latinoamericana de Yates Rádio Controlados, obteve uma importante vitória, ao alcançar o objetivo há muito tempo buscado, qual seja o reconhecimento como esporte pela F.B.V.M.- Federação Brasileira de Vela e Motor na qualidade de um Departamento da Federação e, em razão desse acolhimento deixando de ser intitulado de nautimodelismo a vela e passando a denominar-se oficialmente de VELA RÁDIO CONTROLADA.

Saiba um pouco mais da história em: https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/

Ou ainda em:

ABVRC – https://www.abvrc.com.br/
ABVRC –https://www.facebook.com/ABVRC
ABCRG65 – https://abcrg65.wordpress.com/
Vela RC Brasil – https://www.facebook.com/velarc.brasil/
Vela RC Brasil – https://vrcxpress.wordpress.com/
Vela RC Brasil Instagram – @velarcbrasil
Vela RC Brasil Instagram – https://www.instagram.com/velarcbrasil/
Vela RC Brasil Eventos – https://www.facebook.com/velarcbrasileventos
Museu da Vela RC – https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/
youtube Vela RC Brasil – https://www.youtube.com/@velarcbrasil6278/videos
Nautimodelismo Natal – https://www.facebook.com/groups/nautimodelismonatal
Vela RC Itajaí Instagram – @velarc_itajaí
Vela RC Itajaí Instagram – https://www.instagram.com/velarc_itajai/
IOMICA – https://www.iomclass.org/
INCA – https://www.marbleheadclass.org/index.php
IRSA – https://www.radiosailing.org/
RG65 ICA – https://rg65.org/bra-rg65-nca/
CVRC -Vela RC Chile – https://www.cvrc.cl/

3 comentários em “Vela rc brasileira 50 anos.

  1. Célio Arnaldo
    24/02/2015
    Avatar de Célio Arnaldo

    Recebi do amigo e velejador rc Roberto comentário de um fato que até então era por mim desconhecido e devemos incluir nas páginas da história do tanque de modelismo do Ibirapuera.
    ” Prezado Célio, gostaria de deixar o registro de que em 1954, na comemoração dos 400 anos de São Paulo, foi inaugurado o Parque do Ibirapuera,e já naquela época com o tanque para a pratica do Nautimodelismo. Naquela ocasião eu ainda não velejava ,mas já brincava com meus barcos a motor de explosão naquele tanque.” Agradeço ao amigo Roberto por esta cooperação em favor da história do modelismo a vela brasileiro.

    Curtir

  2. Robedrto
    22/02/2015
    Avatar de Robedrto

    Prezado Célio, gostaria de deixar o registro de que em 1954, na comemoração dos 400 anos de São Paulo, foi inaugurado o Parque do Ibirapuera,e já naquela época com o tanque para a pratica do Nautimodelismo. Naquela ocasião eu ainda não velejava ,mas já brincava com meus barcos a motor de explosão nauqela tanque.
    Abs

    Curtir

    • Célio Arnaldo
      25/02/2015
      Avatar de Célio Arnaldo

      Roberto seria de grande valia se você tivesse fotos da época para ilustrar uma matéria especifica da inauguração do Parque do Ibirapuera…
      No aguardo,
      Abs

      Curtir

Os comentários estão desativados.