O Grande campeão do evento foi o velejador Roberto Assis BRA 41, velejando um veleiro Paradox com mais de 30 anos, domínio total em 39 regatas corridas, destaque para 22 chegadas em primeiro lugar, e no final de 39 regatas sua contagem de pontos com uma diferença para o segundo de 35 pontos, analisando a pontuação ele sagrou-se campeão na regata 36, portanto não haveria necessidade de velejar as 3 últimas regatas do campeonato.
Devemos lembrar que estamos comentando o resultado de um jovem velejador que possui uma larga experiência em velejar embarcado e principalmente os rádios controlados, sua última conquista foi o 14º lugar no campeonato mundial realizado 2019 em Porto Alegre – Brasil, dentre os 76 inscritos oriundos de 25 países.
Veja outros resultados em: ABVRC
Ênfase aos resultados do vice campeão Jorge Bercht BRA 13 velejando seu velho veleiro Enigma de 35 anos de idade e do 3º colocado Roberto Mittelztat BRA 54 com o projeto do Frank Russell em 2019 Equation.
Destaque especial ao velejador Arno Buchli BRA11 pela 4º colocação, veleja pela primeira vez um veleiro da classe Marblehead, emprestado em razão do seu veleiro não estar com a pintura seca, deixou de velejar apenas 4 regatas por motivos diversos.
Traféu Fairplay criado para homenagear William Frederick Atbury um grande incentivador da vela rc, nos deixou em 2016, bem como agraciado ao velejador de melhores atitudes e comportamento em regata durante o evento nacional da classe.
Neste nacional da classe houve por bem o agraciamento do Troféu Fairplay ao velejador Eduardo Fricke BRA 32, por escolha unanime por suas atitudes diante de seu adversários em regata.
O maior evento nacional da classe Marblehead aconteceu neste fim de semana (11 e 12/12) em raia montada na lagoa da Cruz, bairro Barra do Itapocu em Araquari – SC, considerada pelos presentes entre as melhores para pratica da modalidade, com o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte – SETUR.
Foram 2 dias ensolarado de bons ventos em que pela manhã sopravam do quadrante sul e à tarde do oeste que chegavam a força de 15nós. Estiveram presentes ao evento 11 velejadores, previsão dos organizadores seriam 15 velejadores, oriundos dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, lamentavelmente sentimos a ausência de velejadores do Paraná e Rio de janeiro.
Durante os dois dias de evento as regatas transcorreram normalmente, mas com o agravante de quebras de veleiros por diversos motivos, entre os principais estava a inundação do veleiro por água salobra, na falta de uma boa vedação o que causa um sério dano a eletrônica caso não tenha uma proteção adequada e a falta de velas adequada à força do vento reinante.
Algumas atuações foram preponderantes para o sucesso do evento, entre elas estão o trabalho da juria formada pela parceria entre Marlon Prestes e Eduardo da Silva, na raia de regatas na montagem e adequação da raia, salvatagem, observação de torques entre barcos e batidas em boia Eduardo foi preciso em sua atuação, Marlon no controle de informações, na distribuição e recepção de planilha de regata, gravação em vídeo de largadas e chegadas, fotos das planilhas de resultados inseridas no grupo Whats App “Quadro Avisos de Regatas” logo após ao termino da bateria, bem como o resultado parcial a cada cinco regatas, executando pela dupla com sincronia, desde a primeira regata até a ultima regata, assim realizando um trabalho de controle jamais visto em eventos nacionais no que tange a informações imediatas. Por conseguinte, o trabalho antecipado do Comodoro Elon que foi o responsável pela espetinho de Angus e churipão servidos na hora prevista para almoço, por sinal deliciosos, a atuação no financeiro e compras por Paulo Krinke.
A diretoria da ACVRC agradece o trabalho de todos os que abraçaram a causa na organização do evento, mesmo diante de um tempo bastante curto (30 dias) para organizar o campeonato, acreditamos que realizamos um bom trabalho, como contrapartida a satisfação dos que estiveram envolvidos como participantes…..
Resultado final:

Conheça um pouco mais da vela rc nos últimos 65 anos em:
Vela rc Brasil https://vrcxpress.wordpress.com/
ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros RC https://abvrc.com.br/
Vela RC Brasil Vídeos – https://www.youtube.com/channel/UChDEj_Rd5kYVyRqdcmcIHNQ/videos
Você precisa fazer login para comentar.