Um evento que já se tornou uma tradição no calendário paulista, sendo realizado anualmente desde 2017, presta uma homenagem especial ao ilustre William Frederick Astbury. Neste por mais uma vez, a APVRC contou com o apoio incondicional do Clube de Campo Castelo, local da sede do campeonato.
Velejadores dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo marcaram presença neste evento emocionante. No sábado (24/02), os organizadores iniciaram a montagem da raia, porém a falta de vento dificultou a definição do percurso. Após o almoço, ainda sem uma decisão clara sobre o percurso devido à ausência de vento, repentinamente, o vento começou a soprar do quadrante sul, trazendo consigo uma chuva torrencial. Diante dessa situação imprevisível, organizadores e velejadores concordaram em adiar a largada da primeira bateria. Mais tarde, com a chuva persistindo, a direção do evento sugeriu um momento de confraternização com um churrasco paulista, ideia prontamente aceita por todos os presentes.
No domingo (25/02), o cenário mudou drasticamente, com um sol brilhante iluminando a manhã. Com a raia montada e ventos suaves soprando do quadrante sul, as regatas tiveram início às 9:45. Antes do intervalo para o almoço, várias regatas foram realizadas, e após o retorno do almoço, o vento intensificou-se, permitindo a realização de várias regatas emocionantes. Ao todo, foram disputadas 15 regatas, com intervalos de 20 minutos entre cada três corridas, resultando em confrontos intensos.
Ao final, o grande campeão foi o velejador Roberto Lindstaedt (BRA 20), seguido por Arno Buchli (BRA 22) e Gustavo Leibovice (BRA 02).




































A Um pouco da história deste evento, protagonizado por um verdadeiro amante do esporte à vela. William Frederick Astbury, membro de quatro gerações de uma notável família de velejadores da classe rádio controlada, deixou sua marca indelével na vela rádio controlada no Brasil. Inicialmente reconhecido como fabricante do veleiro Classe Snipe, marca Carajás, empresário na área de automação comercial, bancaria e industrial, William manteve uma presença ativa na vela 1X1 até 1980, onde se dedicava as competições em seu veleiro da classe Star.
A partir do 5º Encontro Paraná – São Paulo, de 1981 a 1985, participou ativamente, aproveitava os fins de semana para treinar no tanque de modelíssimo naval do Parque do Ibirapuera, onde compartilhava velejadas com seu pai, Sr. John Reginald Astbury, um verdadeiro pioneiro e entusiasta da vela rádio controlada na classe Marblehead no Brasil.
O destaque de William na vela RC começou em 1986, quando foi convidado pelo Sr. José Eduardo Vianna, secretário geral da UBVRC (atual ABVRC), para liderar a equipe brasileira no Campeonato Mundial da Classe Marblehead. Essa experiência marcou o início de uma dedicação incansável à vela rádio controlada brasileira.
Importando equipamentos, barcos e sendo um dos mentores do veleiro 1Metro ULY, William desempenhou papéis fundamentais como Comodoro da APN (atual APVRC), Secretário Geral da ABVRC e Presidente da ULY. Chefiou equipes brasileiras em diversos encontros mundiais das classes Marblehead e IOM, destacando-se como uma figura ativa em todas as classes praticadas no Brasil.
William formou a segunda geração de velejadores da classe vela rádio controlada em sua família, seguindo os passos de seu pai John Reginald Astbury, que navegou em todas as classes RC. Seus filhos Denis, Ian e seu neto John Fernandes Astbury continuam o legado como timoneiros reconhecidos na vela rádio controlada nacional e internacional.
Sua trágica perda em 2016 foi um golpe doloroso para a comunidade da vela RC. Falecendo repentinamente enquanto embarcava para um campeonato nacional IOM, William Astbury deixou um legado de paixão e trabalho. Sua liderança como executivo na classe vela r e seu comprometimento com a vela RC desde 1981 serão sempre lembrados.
A comunidade de velejadores RC do Brasil expressa seu eterno pesar por essa perda significativa. William Astbury será lembrado não apenas por suas conquistas, mas por sua personalidade marcante e seu inestimável legado na vela rádio controlada brasileira.
Em sua homenagem, a APVRC após seu desaparecimento em 2016, criou um evento que recebeu seu nome a Taça Bill Astbury, que vem fortalecendo seu legado e sustentando a lembrança deste ícone da Vela Rádio Controlada Brasileira por mais de cinco edições.
William Frederick Astbury *1940 + 2016
Conheça nosso esporte aqui:
ABVRC – https://www.abvrc.com.br/
ABVRC Facebook – https://www.facebook.com/
ABCRG65 – https://abcrg65.wordpress.com/
Vela RC Brasil Facebook – https://www.facebook.com/velarc.brasil/
Vela RC Brasil – https://vrcxpress.wordpress.com/
Vela RC Brasil Instagram – @velarcbrasil
Vela RC Brasil Instagram – https://www.instagram.com/velarcbrasil/
Vela RC Brasil Eventos – https://www.facebook.com/velarcbrasileventos Museu da Vela RC – https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/
Youtube Vela RC Brasil – https://www.youtube.com/@velarcbrasil6278/videos
Nautimodelismo Natal – https://www.facebook.com/groups/nautimodelismonatal
Vela RC Itajaí Instagram – @velarc_itajaí Vela
RC Itajaí Instagram – https://www.instagram.com/velarc_itajai/
IOMICA – https://www.iomclass.org/
INCA – https://www.marbleheadclass.org/index.php
IRSA – https://www.radiosailing.org/
RG65 ICA – https://rg65.org/bra-rg65-nca/
CVRC -Vela RC Chile – https://www.cvrc.cl/
Prefeitura Municipal de Araquari @prefeitura_araquari
Você precisa fazer login para comentar.