Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2024 – ULY – Denis Astbury Campeão – Brasileiro da Classe 1MetroULY

Campeonato Brasileiro da Classe 1 Metro ULY

Sob a organização da APVRC (Associação Paulista de Veleiros Rádio Controlados) e com apoio logístico do Yate Club Santo Amaro, a represa de Guarapiranga foi palco, em raia montada em frente ao YCSA, do Campeonato Brasileiro da Classe 1 Metro ULY. Durante três dias de intensas regatas, o evento reuniu o maior número de participantes da classe monotipo na América do Sul. No total, 22 velejadores se inscreveram, com 18 representantes dos estados do RS, SC, PR, SP e DF. Notaram-se as ausências dos velejadores Andrea Bacchini (BRA 74), Ademir Nicaretta (BRA 93), Eduardo Rodrigues (BRA 52) e Roberto Lindstaedt (BRA 20).

Primeiro Dia (19 de Julho)

No primeiro dia do evento, todos os velejadores presentes passaram pela conferência de medição e pesagem dos seus veleiros. Em seguida, ocorreu a reunião de comandantes, onde Roberto Lindstaedt, em nome da ABVRC e APVRC, agradeceu a presença de todos. Ele apresentou o Juiz de Regatas Gustavo Leibovici, que respondeu a várias perguntas e explicou sua atuação como árbitro. Lindstaedt também entregou “mimos” aos velejadores Denis Astbury (BRA 59) e Celio A.V. de Souza (BRA 33) por estarem entre os os maiores detentores de títulos sul-americanos e brasileiros da classe desde sua fundação em 1992. As regatas do primeiro dia tiveram uma característica especial, pois os resultados definiram o Campeão Paulista de 2024 e contaram para a soma do campeonato brasileiro. Pela manhã, os ventos fracos de 3 a 4 nós e sem direção definida dificultaram as disputas. À tarde, os ventos melhoraram, chegando a 6 nós. À noite, um bufê de pizzas foi servido e diversos “mimos” foram sorteados entre os presentes.

Segundo Dia (20 de Julho)

No segundo dia de regatas, o vento esteve ausente no início, atrasando as competições. Após o almoço, os ventos tímidos permitiram a realização de várias regatas. À noite, repetiu-se a entrega de “mimos” e foi servido o tradicional churrasco do Polaco, garantindo mais uma noite de sucesso.

Terceiro Dia (21 de Julho)

No terceiro e último dia, as regatas começaram com ventos fracos, mas constantes, de 5 nós, que se mantiveram até o fim das competições às 14h30. A cerimônia de premiação foi realizada na sala Laser, onde os participantes receberam medalhas de participação e troféus.

O evento foi um sucesso, consolidando-se como um dos maiores encontros da classe 1 Metro ULY na América do Sul e reforçando a importância da classe no cenário do iatismo brasileiro.

O 28º Campeonato Brasileiro da Classe 1Metro ULY é, sem dúvida, uma homenagem à perseverança.
Esta classe surgiu em resposta à chegada, em 1986, dos veleiros da classe Marblehead importados do Velho Mundo. Na época, seus valores eram considerados elevados, o que prejudicava o crescimento da classe como um todo. Foi então que o Conselho de Comodoros da UBVRC, atual ABVRC, reuniu vários interessados em ter um veleiro de entrada, de menor custo, na classe de vela rádio controlada.
Enquanto na Europa já se discutia sobre o veleiro Um Metro Internacional-IOM, várias reuniões resultaram no lançamento do veleiro de Um Metro Nacional. Surgiram várias ideias de projetos importados, mas após diversas reuniões, concluíram que o projeto seria desenvolvido por um brasileiro, cabendo ao arquiteto Antônio Carlos Vadalá Guimarães essa responsabilidade.
O lançamento oficial ocorreu em 1991 em Porto Alegre, durante o Campeonato Brasileiro da Classe Marblehead, no qual estavam presentes velejadores argentinos, que imediatamente aprovaram o projeto. Após negociações, chegaram ao nome 1Metro ULY, que seria adotado na América do Sul como um veleiro monotipo. Por que ULY? Após a adesão da Argentina, foi criada a União Latino-Americana de Yates Modelo, unindo Brasil e Argentina em uma entidade para o desenvolvimento da classe em seus territórios. A título de curiosidade, entre 1992 e 2002, foram construídos mais de 500 veleiros da Classe 1Metro ULY.

Conheça nosso esporte aqui:
ABVRC – https://www.abvrc.com.br/
ABVRC Facebook – https://www.facebook.com/
ABCRG65 – https://abcrg65.wordpress.com/
Vela RC Brasil Facebook – https://www.facebook.com/velarc.brasil/
Vela RC Brasil – https://vrcxpress.wordpress.com/
Vela RC Brasil Instagram – @velarcbrasil
Vela RC Brasil Instagram – https://www.instagram.com/velarcbrasil/
Vela RC Brasil Eventos – https://www.facebook.com/velarcbrasileventos 
Museu da Vela RC – https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/
Youtube Vela RC Brasil – https://www.youtube.com/@velarcbrasil6278/videos
Nautimodelismo Natal – https://www.facebook.com/groups/nautimodelismonatal
Vela RC Itajaí Instagram – @velarc_itajaí Vela
RC Itajaí Instagram – https://www.instagram.com/velarc_itajai/
IOMICA – https://www.iomclass.org/
INCA – https://www.marbleheadclass.org/index.php
IRSA – https://www.radiosailing.org/
RG65 ICA – https://rg65.org/bra-rg65-nca/
CVRC -Vela RC Chile – https://www.cvrc.cl/
Prefeitura Municipal de Araquari @prefeitura_araquari