Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2025 – Marblehead – 31º Brasileiro


Jorge Bercht conquista o título do 31º Campeonato Brasileiro da Classe Marblehead em Porto Belo

O tradicional Campeonato Brasileiro de Vela Rádio Controlada – Classe Marblehead chegou à sua 31ª edição com um espetáculo de técnica e competitividade nas águas do Píer Turístico de Porto Belo, em Porto Belo – Santa Catarina. Realizado entre os dias 16 e 18 de maio, o evento reuniu 16 velejadores de alto nível representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Organizado pela Associação Norte Catarinense de Veleiros RC, sob supervisão da Associação Brasileira da Classe Marblehead (ABCM) e da Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados (ABVRC), o campeonato contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Belo e da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que viabilizaram uma estrutura impecável para a realização das 44 regatas que marcaram a competição.


Aferições e Reunião da Classe

Os preparativos começaram no dia 15 de maio, com a aferição técnica de 12 veleiros, coordenada por Célio Souza, com apoio dos medidores Marcelo Ramos e Ricardo Mauzer. No dia 16, mais quatro barcos foram aferidos antes da abertura oficial do campeonato e da reunião de comandantes, que também serviu de palco para a eleição do novo Coordenador Nacional da Classe Marblehead. Por unanimidade, Ricardo Mauzer foi eleito, sucedendo o então coordenador interino, Célio Souza, que recebeu agradecimentos pelo trabalho exercido.


Regatas: técnica, quebras e superação

O primeiro dia de regatas (16) foi iniciado após o almoço, em razão da ausência de vento pela manhã. Com ventos constantes do quadrante sudeste, entre 6 e 8 nós, foram realizadas 14 regatas. O destaque do dia foi Roberto Assis, liderando com folga a competição com seu veleiro Quark, seguido por Jorge Bercht (Indie) e Roberto Lindstaedt (Paradox).

Já no segundo dia (17), as condições climáticas se mantiveram ideais e permitiram a realização de 15 regatas, totalizando 29 até o fim do dia. A virada no topo da classificação veio com a liderança assumida por Jorge Bercht, que soube aproveitar a quebra no leme de Roberto Assis, forçado a abandonar o campeonato enquanto liderava.

O último dia de provas (18) foi marcado por ventos mais fortes e constantes, entre 10 e 12 nós, propiciando regatas ainda mais disputadas. Ao fim das 44 regatas previstas, o Top 5 do campeonato ficou definido da seguinte forma:


Classificação Final – Top 5

1º lugar – Jorge Bercht (SP)

  • Veleiro: Indie
  • 21 vitórias em regatas
  • 69 pontos finais (após descarte de 62)
  • Competição impecável, sem ocorrências técnicas

2º lugar – Roberto Lindstaedt (SC)

  • Veleiro: Paradox (com mais de 30 anos de fabricação!)
  • 7 vitórias
  • 93 pontos finais (após descarte de 31)
  • Destaque para a regularidade e desempenho com barco histórico

3º lugar – Ricardo Mauzer (SC)

  • Veleiro: Tupy
  • 3 vitórias
  • 135 pontos finais (após descarte de 57)
  • Sofreu com troca de vela na regata 39, comprometendo desempenho

4º lugar – Alexandre Salgado (RS)

  • Veleiro: F6
  • 1 vitória
  • 139 pontos finais (após descarte de 88)
  • Teve ocorrências técnicas em três regatas

5º lugar – Marcelo Ramos (SC)

  • Veleiro: Paradigma
  • 1 vitória
  • 164 pontos finais (após descarte de 70)
  • Atuação consistente, mesmo com quebra de retranca na regata 3

Ocorrências técnicas e destaques extras

O campeonato teve diversas intercorrências técnicas entre os participantes, com quebras de servo de leme, guincho de vela, receptor e falhas de rádio, algumas delas forçando o abandono de regatas ou até da competição.
Roberto Assis quebra de eixo de leme, tentativas foram feitas para seu retorno a raia, sem sucesso, abandonou o campeonato, Ricardo Mauzer na regata 39 quando trocou de vela de A “swing rig” para B mastreação convencional, troca que não foi o esperado realizando seu pior resultado. Marcelo Ramos, na regata 3 ficou fora pela quebra da retranca e cabo da buja, Arno Buchli, ausentou-se das regatas, na 10 por motivo não conhecido, 15,16 e 17 inoperância e troca do guincho de vela, 22 e 36 quebra de prendedor metálico de união da escota a retranca do mastro, Eduardo Fricke quebra guincho de vela, Sergio Hoefel queima de servo de leme e afrouxamento do parafuso de fixação do leme, Roberto Mittelztatt queima de receptor; Renato Valentin inoperância do rádio por acidente queda em água salgada, Rolf Stange participou de 7 regatas, por inoperância do guincho de vela, apesar de tentativas de conserto, abandonou o evento, Celio Souza inoperância do guincho de vela

O juiz Ervino Haulpt foi amplamente elogiado pela condução impecável do evento, mantendo o espírito esportivo e a fluidez das regatas, sem protestos formais. Já o barqueiro Isaque foi peça-chave na salvatagem e logística de apoio na água, recebendo reconhecimento dos organizadores e competidores.


Encerramento e reconhecimento

Ao final do evento, Ricardo Mauzer foi agraciado com um jogo de velas oferecido pelo renomado sailmaker brasileiro Andrea Bacchini, em reconhecimento aos serviços prestados ao evento.

Com excelente infraestrutura, condições de vento regulares e o comprometimento de organizadores, velejadores e apoiadores, o 31º Campeonato Brasileiro da Classe Marblehead foi considerado um marco de excelência para a vela rádio controlada no Brasil.



Quer conhecer um pouco mais de nossa modalidade acesse os links:

ABVRC – https://www.abvrc.com.br/
ABVRC –https://www.facebook.com/ABVRC
ABCRG65 – https://abcrg65.wordpress.com/
Vela RC Brasil – https://www.facebook.com/velarc.brasil/
Vela RC Brasil – https://vrcxpress.wordpress.com/
Vela RC Brasil Instagram – @velarcbrasil
Vela RC Brasil Instagram – https://www.instagram.com/velarcbrasil/
Vela RC Brasil Eventos – https://www.facebook.com/velarcbrasileventos
Museu da Vela RC – https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/
youtube Vela RC Brasil – https://www.youtube.com/@velarcbrasil6278/videos
Nautimodelismo Natal – https://www.facebook.com/groups/nautimodelismonatal
Vela RC Itajaí Instagram – @velarc_itajaí
Vela RC Itajaí Instagram – https://www.instagram.com/velarc_itajai/
IOMICA – https://www.iomclass.org/
INCA – https://www.marbleheadclass.org/index.php
IRSA – https://www.radiosailing.org/
RG65 ICA – https://rg65.org/bra-rg65-nca/
CVRC -Vela RC Chile – https://www.cvrc.cl/
#velarcbrasil
#velarc